Review - Primeira com gravação de vídeo, Nikon D90 também tem ótimas ferramentas

Arpex
By -
0

Kathleen Cullen, PC World / EUA
16-03-2009
A inovadora função de vídeo desta câmera Nikon ainda precisa de ajustes. Mas as ferramentas de imagem são excelentes
A Nikon balançou o mundo das câmeras DSLR quando anunciou a D90, a primeira câmera digital SLR com opção de gravação de vídeo. Esta função ainda precisa de melhorias, mas como uma ferramenta de fotografia, a D90 desponta como uma valiosa sucessora da Nikon D80 em diversos aspectos, incluindo a ótima pontuação nos testes de qualidade de imagem.
Testamos a D90, que custa 4.799 reais (só o corpo), com um kit de lentes AF-S ED 18mm-105mm, e que acompanha diversos upgrades: ela herdou o excelente e brilhante visor LCD de 3 polegadas da Nikon D300 (voltada para fotógrafos profissionais), tem um novo sensor CMOS e possui 12.3 megapixels (contra os 10.2 MP da D80).
NikonD90_01
Além da função vídeo, você também encontrará outras ferramentas inspiradas nas câmeras compactas, como visualização em tempo real (live view), detecção de face, retoques na própria câmera e função calendário que permite que você veja suas fotos filtradas pela data.
A D90 pesa um pouco mais que sua antecessora, mas é um equipamento sólido e robusto, embora não muito corpulento: são 620 gramas, só o corpo. Seu grip é confortável e seu design é bastante intuitivo, com botões de funções dedicadas e ajustes comuns de cena no topo da câmera.
Ela também comporta um sistema de menu denso, mas de fácil navegação com alguns elementos amigáveis emprestados da D80, como Meu Menu, que permite que você armazene suas configurações mais utilizadas. Quem nunca usou uma Nikon perceberá que o apelo visual da interface é de fácil compreensão; já os veteranos em Nikon não terão nenhuma dificuldade.
NikonD90_02
A novidade: função vídeo
A parte de trás da D90 abriga um botão que ativa a função de live view, que inclui imagens estáticas e gravação de vídeo (em 720p a 24 fps). Uma vez ativado, tudo começa a ficar mais lento enquanto o visor se move, o obturador se abre e o software assume o processo de gravação.
Tirando fotografias, achamos o live view muito desajeitado e seu autofoco muito lento, então optamos por utilizar o viewfinder. Antes de gravar o vídeo, você precisa ajustar o autofoco no seu objeto usando o live view. Enquanto gravava a D90 ajustou automaticamente a exposição, mas não o foco.
NikonD90_03
É possível ajustar manualmente o foco durante a gravação, mas isso pode ser meio estranho de fazer sem o uso de um tripé. Além disso, devido à forma que o CMOS grava uma imagem, talvez você tenha a impressão de ver algumas distorções na gravação, o que diz respeito à qualidade e ao potencial criativo da ferramenta de vídeo. Clipes com mais de 5 minutos também podem aumentar a temperatura do sensor consideravelmente.
A qualidade do áudio do microfone embutido da câmera não é bom e, infelizmente, você não pode usar o microfone para gravar comentários sonoros em suas imagens estáticas. No geral, a função de vídeo da D90, embora seja uma inovação bem-vinda, ainda precisa de melhorias. Enquanto isso, o melhor é usar a função de vídeo da sua câmera compacta.
NikonD90_04
Função primária: fotografar
Para as imagens estáticas, a D90 possui um rápido autofoco e geralmente acertava o objeto a ser focado. O flash automático também teve desempenho consistente. No entanto, notamos que a câmera tendeu a apagar os pontos mais brilhantes e percebemos algumas pequenas auréolas nas margens com alto contraste. Quando mudamos de RAW para JPEG de alta qualidade, ela produziu imagens ligeiramente mais suaves. A qualidade da imagem em alto ISO também foi muito boa.
Embora alguns ruídos surgiram em áreas escuras das imagens, em velocidade de disparo superior a 400, eles foram mínimos e pareciam mais grãos de filme do que os usuais ruídos digitais com mudanças de cor. Os arquivos RAW mostraram um impressionante alcance dinâmico; os arquivos JPEG tiveram um pouco menos de alcance, mas ainda sim muito bom. Ajustar a nitidez e algumas vezes o contraste pode ajudar a aparência das imagens em JPEG (você pode fazer esse ajuste na própria câmera).
NikonD90_05
Com um LCD melhorado, visor um pouco maior, sensor de limpeza, autofoco 3D com 11 pontos, um GPS opcional e a possibilidade de gravar um vídeo, a D90 certamente possui uma gama interessante de ferramentas. E tão simples como uma câmera pode ser a D90 é uma das melhores opções de compra para quem procura uma SLR digital.

D90
Fabricante:Nikon
Para que serve:Câmera digital SLR semi-profissional
Pontos fortes:





Fácil de usar e manusear
Imagens de alta qualidade
Pontos fracos:





Sem gravação de áudio para imagens estáticas
Live view não é bom para imagens estáticas
*Avaliação final 8,8
Preço:R$ 4.799,00
Onde encontrar:





http://www.nikonbrasil.com.br/
Fonte: PCWorld

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)