Como realizar um trabalho autoral de qualidade

Arpex
By -
0

Para começar, você sabe o que é um trabalho autoral, dentro da fotografia?

É muito simples, e ao mesmo tempo o que eu acredito ser o mais complexo dos ramos da fotografia. A ideia em sí é simples. O trabalho autoral é um conjunto de fotografias que conta uma história. Uma história desenvolvida sobre o olhar cuidadoso de um fotógrafo.

No papel, é fácil. Só que a partir do momento que tiramos a ideia do papel e colocamos em prática, às coisas ficam mais difíceis.

O centro de um bom trabalho autoral é o seu tema. Todos eles devem circundar sobre um tema. Como exemplo, eu vou usar a imagem que ilustra este post. O tema da obra ao qual pertence essa imagem é a decadência na qual se encontra uma das mais antigas culturas do Brasil. A indígena.

A imagem é clara, e mostra os índios sendo tratados como lixo, enquanto o restante da sociedade apenas observa. Todo o projeto circula sobre a ideia de uma “nação” dividida e ultrajada com a situação na qual se encontra hoje. A impotência dos nativo-americanos se torna clara, em quase todas as imagens(se quiser ver uma amostra maior desse projeto, entre em meu site, no logo acima do blog).

O desafio

Isso é um trabalho autoral. Pode parecer fácil, mas encontrar uma maneira de imbuir em suas imagens um sentimento claro, seja ele qual for, e no final obter uma mensagem é muito difícil. E é por isso que, hoje, eu gostaria de propor um desafio para vocês, meu leitores. Para quem nunca antes fez isso, tente na próxima semana ( eu sei, é um prazo pequeno) elaborar e colocar em prática um trabalho autoral. Se estiverem à vontade, enviem-me os resultados ( apenas JPGs de baixa resolução, para a sua segurança) e eu os postarei aqui no Blog.

A chave do sucesso

Agora que eu já lancei-lhes o desafio, eu espero que estejam intrigados sobre a chave para o sucesso de um trabalho autoral. Serei honesto com vocês, não são todos que podem se utilizar desse “segredo”. Para se obter um trabalho autoral de qualidade, não é preciso técnica (embora não prejudique também), e nem acesso a lugares exóticos com histórias desconhecidas. A raiz do trabalho autoral é o seu autor. É em você que cada uma das imagens têm início. Quando o tema existe dentro de você, imprimí-lo em cada uma das imagens produzidas é simples. Simplesmente acontece.

Para a imagem acima, eu havia me decidido muito antes qual seria a mensagem que eu gostaria de passar. A cada imagem, eu buscava apenas essa mensagem. E, de maneira que nem mesmo eu consigo explicar, ela simplesmente surgia para mim, como se sempre tivesse estado ali apenas esperando que alguém a observasse.

Eu não vou me estender muito sobre o assunto hoje, porque se o fizesse, ficaria falando sobre fontes de inspiração, mostraria exemplos, contaria mais histórias pessoais, e o post de hoje nunca teria fim. E tudo o que começa, precisa um dia ter fim. Portanto, como eu não sou uma excessão para essa regra sagrada do nosso mundo, vou encerrar o post de hoje desejando-lhes como sempre uma ótima quarta-feira, e aguardando sua visita novamente na seta-feira.

Até lá!

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)